Código de Responsabilidade do Mergulhador
Mergulhar Conscientemente
Mergulhar sempre respeitando o limite da minha formação, certificação, experiência, conforto, e habilidades.
​
​
Buscar e Manter a Boa Saúde
Ter um nível de forma física adequado, saúde física, consciência mental, força, amplitude de movimentos e resistência para aguentar o peso dos equipamentos nos seus diferentes níveis e o desgaste físico da atividade de mergulho, levando em consideração mergulhos de maior duração e condições extenuantes de situações adversas. Considerar os danos de uso de bebidas alcóolicas antes de qualquer mergulho. Ter consciência quanto às limitações de voos após um mergulho e sobre a importância de sua saúde bucal.
​
​
Plano de Mergulho
SEMPRE usar e respeitar os procedimentos formais do planejamento para realizar qualquer mergulho. Seja em um nível de recreação ou em nível avançado onde técnicas mais apuradas são exigidos como controlar a descompressão, consumo de gás e toxicidades do gás e outros. Conduzir uma progressão lenta e fazer mergulhos de preparação. Envolver no planejamento a equalização com seu dupla ou equipe, incluindo de apoio, e seguir rigorosamente o plano traçado. Ouvir, e seguir as instruções de mergulho e informações dadas pelos capitães dos barcos, guias de mergulho e profissionais de mergulho.
​
​
Ser um Parceiro de Mergulho Responsável
Assegurar a compatibilidade do parceiro/equipe. Controlar as taxas de consumo de gás, manter-me dentro de uma distância razoável de 3 metros do meu parceiro/equipe desde o início até ao fim do mergulho. Revisar e confirmar os procedimentos para reunir com o meu parceiro/equipe em eventual caso de separação e/ou distanciamento.
​
​
Inspecionar o meu Equipamento de Mergulho
Antes de cada mergulho, inspecionar meticulosamente o equipamento e ter a certeza que tudo está em condições perfeitas de funcionamento e adequado às necessidades do mergulho a ser realizado. Irei confirmar se cada válvula da minha garrafa está na posição adequada. Nos casos de mistura de gases, analisar todos e conhecer as suas limitações. Estabelecer o lastro adequado, e verificar que todas a válvulas de insuflação e desinflação estão funcionando corretamente. Montar o equipamento de modo que todo e qualquer acessório esteja de fácil acesso e revisar a forma de utilização e manuseio. Em caso de dúvidas, agendar uma aula de revisão em um Dive Center de referência.
​
​
Equipamentos e Atividades Específicas
Obter formação específica para e seguir o manual do fabricante para a sua utilização, montagem, embalagem/transporte do respectivo equipamento e verificações antes do mergulho. Assegurar a responsabilidade de manter dentro das instruções recomendadas pelo fabricante seja qual for o material/equipamento e caso o nível de formação incluir atividades de resgate, calcular o gás suficiente para esta atividade. Ter o conhecimento técnico para o tipo de mergulho que planejar e em determinados casos ficar atento quanto ao risco de hipoxia, hiperoxia, hipercapnia e outras consequências que são extremamente perigosas e podem causar inconsciência/afogamento súbito.
​
​
Equipamentos a Bateria
Quando usar equipamentos que funcionem a bateria, como as luzes, computadores, ou veículos de propulsão, estar atento e ciente quanto ao controle e as limitações da vida útil das baterias e a necessidade de planos de contingência em caso de falhas.
​
​
Consciência do Mergulhador
Utilizar marcações adequadas nas garrafas e misturas de gases (quando for o caso) com configurações conservadoras do computador. Estar consciente dos riscos de Narcose, Toxicidade por Oxigénio e Doença Descompressiva apropriados ao nível de formação. Respeitar a profundidade máxima do nível de formação e nos casos técnicos/avançados, respeitar o operacional de cada gás e permanecer dentro dos limites de pressão parcial conservadores de oxigênio. Controlar o volume de gás ao longo do mergulho, seguir os procedimentos corretos para fazer uma interrupção de gás segura e irei planejar gás suficiente para preencher todas as obrigações de descompressão e contingências de emergência. Controlar a profundidade, tempo, flutuabilidade e equilíbrio ao longo do mergulho. Respeitar o planejamento do mergulho, realizar um verificações técnicas no início de cada mergulho, realizar descidas controladas, paragens de segurança, paragens de descompressão e controlar o meu parceiro/equipe de mergulho.
​
​
Manter Proficientes as Habilidades de Mergulho e o meu Equipamento
Entendo que as habilidades de mergulho e conhecimentos são perecíveis. Se passarem mais de 6 (seis) meses depois do meu último mergulho, entendo a importância de participar numa atualização de mergulho com um Profissional para rever as habilidades de mergulho e seus procedimentos. Manter o equipamento de mergulho como recomendado pelo fabricante. Sempre que tiver alguma dúvida e/ou uma questão relacionada com as funcionalidades de qualquer equipamento, sempre solicitar a manutenção do respectivo equipamento antes de qualquer mergulho.
Respeitar o Ambiente
Ter consciência dos fatores ambientais coma as correntezas, ondas, visibilidade, temperatura, tráfego de barcos, instabilidade, superfícies desiguais e instáveis, ambientes suspensos, emaranhamentos, e vida marinha perigosa. Compreendo que os barcos estão numa superfície instável e usarei sempre uma mão para me estabilizar. Entender a importância de participar num mergulho de orientação com o profissional local quando mergulhar num ambiente que desconhecido. Obedecer todas as regulamentações aplicáveis de mergulho, estatutos e códigos.
​
​
Plano de Emergências
Ao planejar qualquer mergulho, SEMPRE considerar eventuais situações de emergência e programar uma ou mais ações de contingência e proteção de sua própria vida/dupla e/ou equipe. Em casos mais específicos, compreender que o aumento de penetrações em locais cobertos, profundidade, carga de gás e obrigações de descompressão aumentam o perigo do mergulho. Além disso, inspecionar todos os equipamentos de mergulho do parceiro/equipe e ter certeza que tudo está funcionando adequadamente. Lembrar que a verificação do equipamento do dupla/equipe é fundamental. A verificação do seu equipamento garante a sua segurança parcialmente pois caso o equipamento do seu dupla ou de qualquer integrante de sua equipe der problema pode afetar a sua segurança da mesma forma. SEMPRE assegurar que o regulador de emergência está com fácil acesso ao meu parceiro(s) no caso de uma emergência de pouco ou acabar o oxigênio ter a certeza sobre o reconhecimento de sinais de mão combinados e saber como responder em caso de emergência. Estar com o conhecimento atualizado sobre a utilização de marcadores de superfície para comunicação de emergência. Treinar comunicação subaquática para mudar ou abortar um mergulho com o meu parceiro/equipe, rever sempre sobre a utilização de equipamento reserva e ser um parceiro autossuficiente. Ter um plano de ação de emergência no caso do meu parceiro/equipe ou eu mesmo entrarmos em uma situação de emergência.
​
​
Aceitar Responsabilidade
Maus julgamentos ou más decisões contribuem bastante para os acidentes de mergulho. Ser responsável pela minha segurança durante todas a atividades de mergulho. Estar ciente que qualquer mergulho pode ser abortado por qualquer membro da equipe a qualquer momento sem qualquer motivo e/ou tempo de comunicação. Desconsiderar esse tipo de falhas em cumprir com estas responsabilidades aumentam muito o risco de graves lesões ou morte. Imprevistos podem acontecer, mesmo quando todas as instruções foram seguidas. Por estas e outras que o planejamento de ações em eventuais situações de emergência são fundamentais e ter um seguro contra acidentes pessoais de freediving pode contribuir muito no processo de remoção e socorro em casos mais extremos.